Nação dos canários


 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 [b]A Escolha dos Pássaros[/b]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sander
MEMBRO
avatar

Sexo : Masculino
Mensagens : 28
Data de nascimento : 01/08/1986
Data de inscrição : 08/05/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas RS

MensagemAssunto: [b]A Escolha dos Pássaros[/b]   Qua Maio 15, 2013 8:04 pm

A Escolha dos Pássaros

Antes de escolher seus canários deve-se responder a algumas questões:

1-Você terá o mínimo de tempo necessário para cuidar do seu novo amigo? Canários podem durar entre 10 e 15 anos e são totalmente dependentes de nós, você arcará com essa responsabilidade?
2-Como nós os canários precisam de um lugar seguro para viver, você terá condições de fornecer-lhes um lugar fixo na sua casa? Mudanças constantes podem estressar o canário que poderá adoecer e até morrer.
3-Você terá tempo suficiente para tratá-lo?, lembre-se de que ele é um animal totalmente dependente de nós.
4-O convívio com outros tipos de animais pode ser difícil? Já pensou se seu gato ou cachorro resolvem brincar com seu novo mascote? Pense nisso.
5-Se você está pensando em comprar o canário somente pelo canto, lembre-se de que ele não canta na época de muda e diminui o ritmo em época de reprodução, você saberá esperar esse período passar?
6-Os animais são ótimos geradores de responsabilidade para as crianças, mas lembre-se de checar sempre se seus filhos cuidaram do canário corretamente e se não os estão assustando com brincadeiras abruptas.
7-Infelizmente os canários também ficam doentes, e além da alimentação diária, a aquisição de medicamentos e até consultas a veterinários poderão vir a ser necessárias, você poderá arcar com mais estes custos?
8-Ao viajar ou em caso de doença haverá algum responsável com mínima capacidade para cuidar dos seus canários?
9-Certifique-se ainda de que nenhum de seus familiares tenha alergia a penas ou a pássaros, não vamos criar problemas em cana não é mesmo?
10-Higiene é tudo, se você quer criar canários mantenha o lugar extremamente limpo, faça você mesmo, não delegue sua responsabilidade a terceiros, a não ser que esteja pagando por isso.

Não estou querendo desanimá-lo, mas cuidar de um ser vivo requer paciência, responsabilidade e dedicação.
Após respondidas essas questões vamos agora definir o intuito de sua criação.

Criação por hobby, sem intenção de participar de exposições ou concursos com a finalidade de reconhecimento ou premiação.
No mundo dos canários "quase" tudo é possível, caso você tenha apenas a finalidade de ter alguns canários para alegrar a sua residência com suas cores e canto, não há necessidade de se aprofundar nas linhas de cruzamento de cores ou obedecer rigorosamente as regras e padrões estabelecidas pelas organizações de criadores de canários. Deve-se apenas levar em conta algumas regras básicas quanto a problemas de reprodução ou mortalidade dos filhotes em cruzamentos proibitivos.
Deve-se ainda ter ciência que desses cruzamentos sem critérios os resultados serão canários "fora do padrão" os chamados Pés-Duros, que em cães seriam os Vira-Latas ou "sem raça definida".
Criação "profissionalizada" respeitando as regras de cruzamentos de cores e raças.
Objetivando a qualidade dos canários devemos adquirir canários de criadores idôneos e um pequeno número de casais, aumentando-se essa quantidade gradativamente junto com o aumento da nossa experiência.
Com esse objetivo, deve-se avaliar as REGRAS BÁSICAS e ainda os ACASALAMENTOS PERMITIDOS, informações essas a serem tratadas nos links acima.
Listaremos agora algumas regrinhas básicas para a aquisição dos pássaros independentemente do intuito de sua criação:
Visite criadores idôneos que o ajudarão na escolha das matrizes e poderão dar-lhes preciosas informações a respeito da raça ou cor a ser criada.
O barato sai caro, tente adquirir pássaros de boa procedência e qualidade, geralmente eles não são os mais baratos mas lhe trarão muito mais alegria.
Procure comprar pássaros anilhados, as anilhas são o "pedigree" dos canários.
Jamais compre pássaros doentes ou que aparentam alguma fragilidade, os canários são animais alegres e espertos.
Observe o ventre das aves, ela deve ser limpa, sem manchas, suas patas não devem apresentar escamas ou qualquer tipo de ferimento, "ouça" seu canário, coloque-o próximo ao seu ouvido, se ele apresentar algum tipo de chiado descarte-o.
Procure observar o pássaro no local onde ele está, pois ao colocá-lo ao sol, por exemplo, o mesmo ficará mais ativo e esperto, podendo esconder alguma doença ou tristeza.
Escolha os mais alegres e corajosos, cuja plumagem não tenha falhas e tampouco penas arrepiadas, ele deve ter os olhos vivos e brilhantes.

Seguindo essas regrinhas básicas você terá um excelente companheiro e possivelmente muitos filhotes para sua alegria.

Autor Desconhecido.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ANDREWScriador
MEMBRO
avatar

Sexo : Masculino
Mensagens : 16
Data de nascimento : 29/09/1990
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 27
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: Re: [b]A Escolha dos Pássaros[/b]   Sex Maio 17, 2013 11:34 am

muito bm mesmo é qm cria qualquer ser vivo tem que ter muita responsabilidade vlw galera abraçoooo

Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[b]A Escolha dos Pássaros[/b]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Nação dos canários  :: Criação de canários :: Artigos e entrevistas-
Ir para: