Nação dos canários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Nação dos canários


 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cuidados com os filhotes

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
NDC
Administrador
NDC


Sexo : Masculino
Mensagens : 20
Data de nascimento : 05/01/1989
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 35

Cuidados com os filhotes Empty
MensagemAssunto: Cuidados com os filhotes   Cuidados com os filhotes EmptyTer Jan 22, 2013 8:14 am

Cuidados com os filhotes

Quando um filhote está a ser mal alimentado pelos pais, desidrata facilmente e os seus níveis de glicemia baixam drasticamente provocando letargia na cria, que passa a maior parte do tempo a dormir não pedindo comida. O filhote que não pede alimento, não será tratado pelos pais e morrerá ao fim de algumas horas se nenhuma providência for tomada.

Para evitar que tal aconteça e, para desenvolver mais rápido e saudavelmente a cria, alimento-os duas vezes ao dia (manhã e noite) no próprio ninho desde as primeiras 6 horas após o nascimento até ao 10º dia de vida. Sempre com o cuidado de retirar os filhotes do ninho sem que a fêmea se dê conta ou se assuste, aproveito para retirar o ninho ao amanhecer e ao anoitecer quando a luminosidade ainda é fraca e difusa.

Na alimentação utilizo papa de criação manual para canários, onde adiciono suplementos vitamínicos como cálcio, vitamina B12, probióticos (Potent Brew da Ornicare) e algumas gotas de própolis (antibiótico, antibactericida e antifungicida natural). Esta papa deve ser aquecida à temperatura corporal das aves, pode-se verificar a temperatura ideal na palma da mão, quando esta não se apresentar nem quente nem fria em contacto com a pele estará boa para iniciar a alimentação.

Utilizo uma seringa de 2,5ml e adapto a consistência da papa à idade do filhote (mais líquida para filhotes recém nascidos e mais espessa para filhotes mais crescidos), é necessário muito cuidado para não asfixiar o filhote com líquidos ou excesso de alimento de uma vez. Após acabar de alimentar as crias deve-se lavar muito bem a seringa e a papa resultante pode ser guardada no frigorífico até ao fim do dia e deve ser renovada após 24 horas visto correr o risco de azedar.

As aves até 25 dias de vida não controlam a sua temperatura corpórea, pois o seu sistema termorregulador ainda não está formado. O empenamento nesta fase está quase totalmente formado, mas ainda auxilia pouco no aquecimento da ave. Todo este acompanhamento dos filhotes segue procedimentos básicos que devem ser esperados a qualquer momento.

É comum encontrarem-se crias fora do ninho com hipotermia (filhotes frios com pouca movimentação, respiração lenta e cabeça caída) e, neste caso, deve-se agir rapidamente aquecendo o filhote entre as mãos com leves sopros de ar quente dos nossos pulmões ou sobre um saco de água quente devidamente protegido para não queimar a fina e sensível pele da cria. Somente após a cria apresentar movimentos normais e bem coordenados como ser capaz de pedir comida é que se pode devolvê-la ao ninho para que possa retornar aos cuidados da sua progenitora.

A queda de um filhote pode ser acidental ou provocada pelos pais, pois há fêmeas que sentem-se incomodadas com as anilhas recém colocadas nas patas das crias e ao tentarem retirar o objecto, que para elas é estranho, acabam por arrastar o filhote para fora do ninho. Pode também ser um facto acidental: a própria cria ao aproximar-se da extremidade do ninho acabe por cair ou ainda a mãe assustada ao retirar-se do ninho derrube acidentalmente um dos seus filhotes.
Por: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://nacaodoscanarios.forumeiros.com
Vinícius Rossi
MEMBRO
Vinícius Rossi


Sexo : Masculino
Mensagens : 5
Data de nascimento : 16/10/1996
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas

Cuidados com os filhotes Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   Cuidados com os filhotes EmptyQui maio 09, 2013 4:12 pm

Muito bom o artigo!
Bem esclarecedor...
Parabéns ao amigo que compartilhou para que possamos aumentar cada vez mais o nosso conhecimento,e também ao que escreveu!

Abraços
Vini
Ir para o topo Ir para baixo
ANDREWScriador
MEMBRO
ANDREWScriador


Sexo : Masculino
Mensagens : 16
Data de nascimento : 29/09/1990
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 33
Localização : santa catarina

Cuidados com os filhotes Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   Cuidados com os filhotes EmptySáb maio 18, 2013 9:43 pm

artigo muito bm e é de grande importancia para qm está começando cmo eu vlw abraçoo

afro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cuidados com os filhotes Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   Cuidados com os filhotes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cuidados com os filhotes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cuidados com as fêmeas
» ALIMENTANDO FILHOTES
» Adestramento de filhotes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Nação dos canários  :: Criação de canários :: Artigos e entrevistas-
Ir para: