Nação dos canários


 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Cuidados com os filhotes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NDC
Administrador
avatar

Sexo : Masculino
Mensagens : 20
Data de nascimento : 05/01/1989
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 28

MensagemAssunto: Cuidados com os filhotes   Ter Jan 22, 2013 8:14 am

Cuidados com os filhotes

Quando um filhote está a ser mal alimentado pelos pais, desidrata facilmente e os seus níveis de glicemia baixam drasticamente provocando letargia na cria, que passa a maior parte do tempo a dormir não pedindo comida. O filhote que não pede alimento, não será tratado pelos pais e morrerá ao fim de algumas horas se nenhuma providência for tomada.

Para evitar que tal aconteça e, para desenvolver mais rápido e saudavelmente a cria, alimento-os duas vezes ao dia (manhã e noite) no próprio ninho desde as primeiras 6 horas após o nascimento até ao 10º dia de vida. Sempre com o cuidado de retirar os filhotes do ninho sem que a fêmea se dê conta ou se assuste, aproveito para retirar o ninho ao amanhecer e ao anoitecer quando a luminosidade ainda é fraca e difusa.

Na alimentação utilizo papa de criação manual para canários, onde adiciono suplementos vitamínicos como cálcio, vitamina B12, probióticos (Potent Brew da Ornicare) e algumas gotas de própolis (antibiótico, antibactericida e antifungicida natural). Esta papa deve ser aquecida à temperatura corporal das aves, pode-se verificar a temperatura ideal na palma da mão, quando esta não se apresentar nem quente nem fria em contacto com a pele estará boa para iniciar a alimentação.

Utilizo uma seringa de 2,5ml e adapto a consistência da papa à idade do filhote (mais líquida para filhotes recém nascidos e mais espessa para filhotes mais crescidos), é necessário muito cuidado para não asfixiar o filhote com líquidos ou excesso de alimento de uma vez. Após acabar de alimentar as crias deve-se lavar muito bem a seringa e a papa resultante pode ser guardada no frigorífico até ao fim do dia e deve ser renovada após 24 horas visto correr o risco de azedar.

As aves até 25 dias de vida não controlam a sua temperatura corpórea, pois o seu sistema termorregulador ainda não está formado. O empenamento nesta fase está quase totalmente formado, mas ainda auxilia pouco no aquecimento da ave. Todo este acompanhamento dos filhotes segue procedimentos básicos que devem ser esperados a qualquer momento.

É comum encontrarem-se crias fora do ninho com hipotermia (filhotes frios com pouca movimentação, respiração lenta e cabeça caída) e, neste caso, deve-se agir rapidamente aquecendo o filhote entre as mãos com leves sopros de ar quente dos nossos pulmões ou sobre um saco de água quente devidamente protegido para não queimar a fina e sensível pele da cria. Somente após a cria apresentar movimentos normais e bem coordenados como ser capaz de pedir comida é que se pode devolvê-la ao ninho para que possa retornar aos cuidados da sua progenitora.

A queda de um filhote pode ser acidental ou provocada pelos pais, pois há fêmeas que sentem-se incomodadas com as anilhas recém colocadas nas patas das crias e ao tentarem retirar o objecto, que para elas é estranho, acabam por arrastar o filhote para fora do ninho. Pode também ser um facto acidental: a própria cria ao aproximar-se da extremidade do ninho acabe por cair ou ainda a mãe assustada ao retirar-se do ninho derrube acidentalmente um dos seus filhotes.
Por: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nacaodoscanarios.forumeiros.com
Vinícius Rossi
MEMBRO
avatar

Sexo : Masculino
Mensagens : 5
Data de nascimento : 16/10/1996
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 21
Localização : Campinas

MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   Qui Maio 09, 2013 4:12 pm

Muito bom o artigo!
Bem esclarecedor...
Parabéns ao amigo que compartilhou para que possamos aumentar cada vez mais o nosso conhecimento,e também ao que escreveu!

Abraços
Vini
Voltar ao Topo Ir em baixo
ANDREWScriador
MEMBRO
avatar

Sexo : Masculino
Mensagens : 16
Data de nascimento : 29/09/1990
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 27
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   Sab Maio 18, 2013 9:43 pm

artigo muito bm e é de grande importancia para qm está começando cmo eu vlw abraçoo

afro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Cuidados com os filhotes   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Cuidados com os filhotes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Nação dos canários  :: Criação de canários :: Artigos e entrevistas-
Ir para: